METAL BRASILEIRO


O livro Metal Brasileiro é obra, de um grande guitarrista não so do metal mas também da musica brasileira. 

Ao ler pela primeira vez pode parecer estranho esta mistura de ritmos brasileiros com metal, mas quando abrimos o livro e ouvimos os exemplos temos uma grandiosa surpresa e nos vem a mente a primeira pergunta,"como isto e possivel?" quem nos explica é criador da tecnica e guitarrista Alexandre de Orio.


DANI CAPRA: Como surgiu a ideia de aplicar os ritmos brasileiros nos riffs de guitarra?

ALEXANDRE DE ORIO: Na verdade há muito anos faço isso e aos poucos se intensificou. Comecei encontrar uma forma muito boa para eu praticar aquelas palhetadas de metal e também encontrar novos caminhos para construir riffs utilizando ritmos brasileiros como pano de fundo. E a idéia do livro surgiu quando passei a estudar livros de bateria, mas aplicado na guitarra, ou seja, sobre as levadas ou ritmos propostos, construía trechos de músicas etc. Aos poucos fui catalogando esse material até transformar em um livro. Depois acrescentei uma breve parte histórica de cada ritmo apresentado. 
Este é o primeiro volume de uma Série e que trabalho apenas com o ritmo do samba. Então, cataloguei diversas células rítmicas características do samba, assim como diferentes levadas como Partido-Alto, Samba-Funk, Samba-de-Roda etc, e sobre esse material construi variados riffs de guitarra abordando diferentes formas de execução, mas tudo voltado ao metal. Portanto, o livro tem o objetivo tanto de um desenvolvimento técnico, voltado principalmente para execução de riffs como também ajudar no processo criativo, ou seja, proporcionar novas idéias ou novos caminhos para criação de riffs. Abre a possiblidade de estudo para os bateristas também, pois vêm escrito as partes de batera. 


DANI CAPRA: Por que a escolha de Alex Spike, Andreas Kisses, Lael Medina e Caio D’Angelo para participarem do livro?


ALEXANDRE DE ORIO: O Alex Spike é um amigo de alguns anos, já fizemos alguns shows juntos e ele é um cara que sempre aparece com novas idéias, e como ele também fez toda a arte do novo disco do Claustrofobia, o Peste, aproveitei a situação.

Desde quando pensei em todo projeto, já tinha em mente em convidar o Andreas. Ele era o cara perfeito pra escrever o prefácio, por ser ligado ao metal e também por ser um músico de cabeça aberta, tocar outros gêneros musicais e conhecer sobre a música brasileira. Além disso, ele já conhece meu trabalho, conhece o som do Claustro, já participou em um álbum nosso, então acho que era o cara certo pra ter escrito isto.
O Caio é o batera do Claustro, já tocamos juntos há uns 17 anos. Ele saca na hora as coisas que quero, assim como eu também sei o jeito dele tocar. Sabia que ele ia acrescentar muito nos arranjos de metal com novas idéias.
O Lael é um batera de música instrumental, de jazz e música brasileira, está há muito anos neste circuito e também o conheço há um tempo. Deu uma grande força com algumas levadas e toques relacionado ao samba. 

DANI CAPRA: Normalmente os fãs de metal não gostam de samba, como foi a receptividade do seu publico com o livro e as novas técnicas?


ALEXANDRE DE ORIO: A receptividade está sendo muito positiva. Estou recebendo muitos emails e mensagens parabenizando a iniciativa, a proposta e a forma como isso está sendo abordado. As pessoas entenderam a idéia do trabalho e quando elas veem o vídeo ou apenas ouvem alguns exemplos, fica tudo mais claro. Acredito também que atualmente as pessoas estão de cabeça mais aberta, procurando ampliar seus horizontes e isso é muito bom. Ainda esses dias estava conversando com um amigo sobre isso, e há um tempo atrás ele só curtia metal e rock n´roll e nessa conversa ele me disse que ultimamente estava ouvindo muita música brasileira e outros gêneros musicais e percebeu o quanto uma pessoa perde se fechando em um estilo ou gênero.


DANI CAPRA:Já tem em mente o próximo ritmo para a serie?


ALEXANDRE DE ORIO: Tenho sim e já tenho alguns esboços. Além do próximo volume, já tenho também outras idéias, mas são segredos (risos). Tenho que me segurar para não atropelar as coisas, as pessoas ainda precisam assimilar o conteúdo deste primeiro volume. Aguardem que em breve terão novidades.


DANI CAPRA: Qual foi a reação dos seus colegas de banda quando você disse “vou escrever sobre ritmos brasileiros no metal”?


ALEXANDRE DE ORIO: Foi bem natural. Eles sabem que faço essas coisas há um tempo e que estou sempre pesquisando. Eles também são parte deste livro, tanto os caras do Claustro quanto do Quarteto Kroma porque são muitos anos juntos. Mas curtiram muito todo o projeto e estão dando a maior força.


DANI CAPRA:No álbum Peste do CLAUSTROFOBIA você usa a técnica, já tem outra musica em processo de composição que você esta aplicando esta ou novas técnicas que estão por vir?


ALEXANDRE DE ORIO: No Peste tem uma coisa ou outra, assim como nos outros discos também tem elementos desta mesma idéia. Mas com certeza, agora com o livro pronto e assimilado começa aparecer mais coisas interessantes. Já pensamos em vários exemplos que contém no livro para usarmos em algumas músicas novas.


DANI CAPRA: Qual foi a gravadora do cd que vem incluído? e por que? 


ALEXANDRE DE ORIO: Na verdade foi tudo independente. O CD contém mais tracks pequenos que são demonstrações, faixas de exemplos e estudos que estão escritos no livro, com exceção da faixa de abertura que é uma música mesmo, gravada com o Claustrofobia e um grupo de samba de raiz chamado Batuque de Corda. Essa faixa soa como uma escola de samba, em andamento rápido e a guitarra funcionando praticamente como um instrumento de percussão, executando riffs de metal. Tem um solo bem metal contrapondo essa base de samba e no final faço uma citação de um chorinho muito famoso chamado “Brasileirinho”. No total são 64 faixas.

As levadas de samba foram gravadas no estúdio Usina em São Paulo e mixadas pelo André Nicolau. As guitarras e as levadas de metal foram gravadas no estúdio Viabiliza em Bertioga e mixada pelo caio D’ Angelo, o batera do Claustro.

DANI CAPRA:Eu não tive a oportunidade de ler o livro (confesso) mas eu pesquisei em vários sites e vi alguns vídeos, notei que mesmo com toda a diferença do samba com o metal, nos exemplos você junta os dois mas sem perderem o peso do metal. Como foi para que fosse possível esta mistura com toda esta qualidade e mantendo a identidade do metal?


ALEXANDRE DE ORIO: Você foi direto ao ponto agora. É exatamente esta proposta. Não quero apenas colocar um batuque aqui ou ali e dizer que misturei as coisas e pronto. O que realmente estou fazendo é dar um tratamento especial no riff de guitarra voltada à questão rítmica, mas utilizando como background os ritmos brasileiros, que no caso este primeiro volume trabalho somente com o samba. Isto fica muito claro quando mostro no livro exemplos de riffs que foram criados sobre uma levada de samba, aí então gravo este riff tanto na levada de bateria de samba quanto numa levada de metal. Estes exemplos considero a melhor parte do livro, que é onde mostra exatamente o que você comentou na pergunta. Se eu não falasse de um onde tinha surgido tal riff ou tal idéia, ninguém saberia que teria surgido de uma levada de samba. 



DANI CAPRA:Como e onde as pessoas que moram fora do Brasil podem encontrar o livro para comprar?

ALEXANDRE DE ORIO: Ainda negociarei uma distribuição, mas a princípio está sendo vendido no sitewww.metalbrasileiro.com ou falando diretamente comigo pelo email alexandredeorio@yahoo.com.br.
Estou finalizando a versão do livro em inglês e em breve divulgarei mais novidades. Confiram alguns exemplos musicais disponíveis no site.

Video de Lançamento:
http://vimeo.com/35954441

www.myspace.com/alexandredeorio
www.youtube.com/alexandredeorio
www.myspace.com/claustrofobia
www.myspace.com/kromaquartet
www.quartetokroma.com


Dani Capra.


Esta entrevista foi publicada anteriormente pela fanpage Domínio do Metal. 

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