Denis Warren: "Moro aqui a cinco anos e consigo viver efetivamente de música."

    Foto retirada da web

Denis Warren é guitarrista, brasileiro e mora em Londres, ele nos conta como fez para continuar exercendo a sua profissão na capital inglesa.


Dani Capra: Fale para nós qual o seu trabalho e de onde você é?

Denis Warren: Nasci no Rio de Janeiro mas me mudei para Florianópolis/SC aos 4 anos de idade, onde passei boa parte da minha vida profissional. Trabalho com música dentro de várias ramificações. Vim de uma
família com um pai pianista clássico, mas meu primeiro instrumento foi o violão e logo em seguida a guitarra. Aprendi de forma intuitiva e desde cedo comecei a dar aulas. Era uma 
maneira de consolidar o assunto já que tive que transmitir em palavras o que estava tentando dominar na prática.

Tive uma formação acadêmica e lecionei por mais de uma década no antigo Conservatório Musical de Florianópolis. Nesse período trabalhei com eventos como workshops, masterclasses, oficinas e shows que me permitiram conhecer inúmeros músicos consolidados do meio. Também atuei como session musician em estúdios gravando trabalhos de outros compositores, jingles, mixagens e masterizações.

Em 2008 dei início ao meu projeto instrumental solo com 3 álbuns lançados – DEEP (2010), Ocean Ep (2010) e HIGH (2013).

Dani Capra: Quando você ainda estava no Brasil, qual era a idéia que você tinha de Londres com relação ao seu trabalho?

Denis Warren: Meu pai é inglês, então vim de uma família imersa nessa cultura. Minhas primeiras referências sonoras, além dos grandes compositores clássicos, foram bandas como Beatles e Bee Gees. A minha escolha pela guitarra foi natural pois já curtia bandas britânicas como Iron Maiden, Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Judas Priest, entre inúmeras outras. Então, de certa forma, fui acompanhando o desenvolvimento musical e o mercado inglês desde cedo. Já estive no país inúmeras vezes e pude ao longo dos anos entender e reconhecer a indústria musical daqui, suas peculiaridades e a forma que funciona. Quando decidi me mudar já estava de certa forma vivendo o meu trabalho na Inglaterra.

Dani Capra: Quando você chegou foi como você imaginava antes de vir? Quais foram os principais obstáculos? Que etapas você teve que seguir? E quanto tempo você levou para conseguir o que tem hoje?

Denis Warren: Acho que o mais difícil foi entender como funcionam os aspectos legais da profissão no país. Tenho cidadania inglesa, então pude me cadastrar diretamente como autônomo e começar a trabalhar logo nas primeiras semanas. Tive que pesquisar e ler bastante mas fui aos poucos conectando as coisas. Burocracia existe em qualquer país e tudo requer tempo e destreza. Desde abrir uma conta bancária, fazer o cadastro de trabalhador, registro no sistema de saúde e organizar o currículo.

Fui atrás de trabalho de forma vigorosa, procurei bandas, escolas, estúdios, me conectei com outros músicos. Em pouco tempo conquistei através de uma audição formal a parte da guitarra na banda de rock progressivo que toco até hoje, The Far Meadow. Também fui contratado por uma escola de música onde atuei como professor de violão clássico e guitarra por quase 3 anos, e mais tarde como gerente de área comandando 4 escolas. Além disso toco num trio que mistura bossa nova com rock fazendo principalmente o circuito de bares brasileiros em Londres. Moro aqui a cinco anos e consigo viver efetivamente de música.

    Foto retirada da web

Dani Capra:  Você considera "a caminhada no mundo da música" em especial para o rock e metal mais fácil aqui em Londres ou no Brasil? Por quê?

Denis Warren: É bastante parecido. As oportunidades são as mesmas e tudo depende de muito esforço, planejamento, caráter e seriedade. Muito profissional se sabota, tem ações irresponsáveis e raramente tem uma conduta de trabalho exemplar. Em qualquer lugar quem entrega o que é pedido, que transparece confiabilidade, que atua com paixão, se destaca no mercado. Isso não é segredo, mas grande parte da categoria ainda não entendeu que pra viver de música é preciso trabalhar.

No Reino Unido temos uma infraestrutura de vida e trabalho que é funcional. Que facilita e apoia, que traz equilíbrio para todos os aspectos da vida, seja social, cultural, econômico ou político. Isso permite que a profissão floresça apoiada por uma base de ponta. Também é berço e local obrigatório de passagem das maiorias de bandas de rock e metal. É um showroom de cultura, borbulha novidade, qualidade e diversidade.

No Brasil temos o vigor e o amor do brasileiro, o abraço com calor. E o rock está em crescimento no país, é quase novidade. Apesar de existir no país a mais de 4 décadas, nunca teve tantos adeptos, tanta gente escutando. Por isso as bandas estão indo para a América do Sul, estão saindo de shows para 2 mil pessoas em pequenas casas para lotar arenas e estádios no Brasil.

Dani Capra:  Aqui em Londres o estudo da música é mais incentivado, quais os mitos e verdades sobre este assunto?

Denis Warren: A música faz parte da cultura aqui como faz parte da cultura do brasileiro. A diferença está no estudo formal de música, na Inglaterra ela faz parte do currículo escolar desde os primeiros anos. As crianças aprendem diversos instrumentos, a cantar, a teoria e o assunto é tratado com seriedade. Não é um entretenimento apenas, faz parte da formação do ensino fundamental e do ensino acadêmico. Isso permite que a população compreenda a música na sua simplicidade ou complexidade, evita que a limitação estética exista pela falta de oportunidades.

Dani Capra: Como um aluno que mora no Brasil pode agendar e estudar com você?

Denis Warren: Para brasileiros dou aulas via Skype ou Google Hangout. Basta entrar em contato comigo via e-mail ou mensagem através das redes sociais, ou diretamente através do meu site www.deniswarren.com . Havendo disponibilidade de horários fazemos o agendamento.

 Dani Capra: Nos conte um pouco sobre seus trabalhos Deep e High.

Denis Warren: São álbuns derivados do meu trabalho instrumental. Faço uma fusão de diversos estilos como o rock, metal, jazz, blues, funk e pop com foco na guitarra. Gravei com um trio formado por mim nas guitarras e teclados, Marcos Feminella na bateria (Stormental, In Legend) e Andrey da Silva no baixo (Mongrel, Morning Sun). 

Links

Facebook: https://m.facebook.com/Denis-Warren-138676159544321/

Web site:   http://www.deniswarren.com

YouTube:   https://m.youtube.com/results?q=denis%20warren&sm=1

Em caso do link não funcionar, copie e cole no navegador.


Dani Capra.



Comments

Post a Comment