Entrevista: Marcelo Rosa " encontrei neste formato de workshop uma forma interessante de unir a parte de performance artística com a parte didática..."



Marcelo Rosa é artista internacional Peavey, Ibanez Brasil, Mooer e Lyco, em 2013 lançou um trabalho onde junta Rock/Metal aos ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos, recentemente lançou uma série de vídeos no YouTube que dá dicas rápidas sobre a guitarra metal e também no Instagram, onde fala de assuntos mais técnicos.



Marcelo já apresentou workshops pelo Brasil, Portugal e Uruguai e também reservou um tempinho para falar um pouco de seu trabalho para nós. 

Dani Capra: Como surgiu a ideia de fazer workshops?

Marcelo Rosa: A realização de workshops é algo muito comum no mundo da guitarra. Quando lancei meu primeiro trabalho instrumental em 2013, encontrei neste formato de workshop uma forma interessante de unir a parte de performance artística com a parte didática, ao poder transmitir para o público alguns assuntos relacionados à música. Outra coisa que me motivou muito a aplicar este formato é que o mesmo possibilita uma interação direta com o público através de perguntas e respostas, criando uma conexão muito legal onde você acaba criando novas amizades ao longo do caminho.   

Dani Capra: Eu acho muito interessante a fusão de Rock/ Metal com ritmos brasileiros, nos conte um pouco sobre o teu projeto. De onde veio a inspiração?

Marcelo Rosa: Desde criança tive acesso a estilos musicais distintos. Por influência do meu irmão mais velho ouvia discos de bandas como AC/DC, Led Zeppelin e Raul Seixas. Por outro lado tinha acesso aos discos da minhã irmã, como por exemplo Antonio Vivaldi, Enya e Roxette. Este contato com estilos variados me influenciou a conhecer trabalhos musicais independente do estilo. Quando comecei a estudar guitarra, embora o Rock/Metal tenham sido estilos que prevaleceram nesta fase, eu também busquei estudar outros estilos musicais e foi neste período que eu tive um contato mais intenso com a música brasileira. Para mim é normal inciar o dia ouvindo Sepultura, seguido de Toquinho, Arch Enemy e Renato Borghetti. Logo esta fusão nas minhas composições acontecem de uma maneira muito natural. 



Dani Capra: Um guitarrista e porque?

Marcelo Rosa: Slash! Eu não poderia deixar de citar o Slash, pois foi justamente ele o responsável por me inspirar a realmente querer aprender a tocar guitarra. Foi através da influência dos seus riffs e solos que iniciei meus estudos na música e pude conhecer todo este universo de possibilidades que a guitarra nos oferece. Acredito que muitas pessoas da minha geração foram inspiradas por ele também.   

Dani Capra: Você faz workshops, trilhas sonoras para games, tem o projeto de Rock/Metal com ritmos brasileiros, segundo tua experiência, qual é/seria a tendência mais forte musicalmente falando, para este ano?

Marcelo Rosa: Esta é uma pergunta difícil e que exige muita responsabilidade (risos). Porém vou me permitir falar apenas de algumas observações que tenho feito em relação ao mundo do Metal, mas não posso afirmar que estas observações definem qual será a tendência mais forte. Hoje temos o Djent como um dos gêneros em alta no Metal. Mas tenho observado que alguns gêneros como Folk/Pagan/Viking/Atmospheric Black Metal parecem estar crescendo e mostrando números expressivos. Outra curiosidade interessantes destes estilos são algumas bandas cantando em sua língua natal, como por exemplo Arkona (Rússia) e Sólstafir (Islândia).  

Dani Capra: Onde e como encontrar seu material para comprar e te contratar?

Marcelo Rosa:Meu material pode ser encontrado no meu site ( www.marcelorosa.net ) onde é
possível fazer o download gratuito das músicas. Contatos para shows, workshops, aulas e cursos podem ser feitos através do e-mail marcelorosamr@gmail.com ou através das redes sociais. 
Agradeço pelo convite do Domínio do Metal pela entrevista e a todos que sempre acompanham e apoiam meu trabalho! Um grande abraço! 



Serie Guitarra Metal

Série Metal Setup

Heavy Metal Machines








Comments