Resenha: Carbono


Formada por Augusto na Bateria, Felipe na guitarra/vocal, Juliano, baixo/vocal, o Carbono é uma banda de Death Metal Dadaísta formada oficialmente em 2009, na cidade de Valinhos-SP. A proposta da banda é de fazer um som agressivo, usando como base o Technical Death Metal e explorando elementos dos mais diversos estilos musicais, tais como jazz, blues, bossa nova, funk groove, reggae, psicodelia dada, noise e experimentações.

O album abre com "10 Elevado a 43° Potência Negativa/Segundos". O título refere - se à equação usada pelos teóricos para definir o momento exato do Big Bang. É possível imaginar a fúria desse momento no tempo/ espaço através da sonoridade téchnica e destruidora dessa música.
Em seguida vem a rápida, destruidora de cérebros Violência Fria, em português, que faz qualquer um quebrar os pescoços, até aparecer um interessante interlúdio que lembra uma rápida levada de MPB, para em seguida retornar a fúria.

Sifonóforos é uma faixa de 45 segundos, com um som ambiente de uma praia, algo como um tempo pra respirar antes de embarcar numa Orgia Intergalática. "Intergalactic Orgy Refelected By Psycho- Attomic Nihilist Forms in Altered Self Divine Obliteration" narra a história de um grupo de viajantes espaciais que encontram uma civilização alienigena, provendo uma verdadeira orgia intergalática.

Sob a premissa de exterminar todo o pensamento racional, a banda não poupa os ouvidos mais frágeis e o álbum segue com "Hate Beyond Hate", onde o baixo merece destaque pelas passagens ornamentais por toda a música.

A pesadíssima "Zardoz" faz as honras da caminhada, e com sua estrutura complexa e andamentos acentuados, outrora acelerando as raias da velocidade da luz, é responsável pela completa desmaterialização das noções da consciencia temporal. Então, somos agraciados com a próxima faixa do CD: "Jornada Imortal".

Pra finalizar com um nó nos neurônios, "Cerebral" é de fato uma pancada, um traumatismo craniano, junto com todas as músicas que compõem essa verdadeira obra de arte que é o album Siphonophorae. Músicas técnicas e capazes de criar em sua mente uma atmosfera negra, proporcionando um aniquilamento gélido de todas as funções cognitivas. Esse é o Carbono.





Escrito por Henrique Cassis 

Comments